FIQUE POR DENTRO

segunda-feira, 15 de março de 2010

Como prevenir afogamentos com crianças

Entre os acidentes, o afogamento representa a segunda principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil

O afogamento é a segunda maior causa de morte e a oitava de hospitalização, entre os acidentes com crianças de 1 e 14 anos, no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2007 (dados mais atuais), 1.382 crianças morreram vítimas de afogamento e 528 ficaram hospitalizadas.

A maior parte destes acidentes acontecem em águas abertas, como mares e rios. Mas os riscos podem estar no ambiente doméstico, nas piscinas, nas banheiras, bacias e baldes, caixas d'água, etc. Para uma criança que está começando a andar, por exemplo, três dedos de água representam grande perigo.

Outro fator que contribui para o afogamento de crianças e adolescentes é que este acidente geralmente acontece de maneira rápida e silenciosa. No caso de um banho de banheira de um bebê, por exemplo, é preciso considerar que dez segundos são suficientes para que uma criança fique submersa na banheira. Sendo assim, a supervisão na hora do banho é essencial!

Campanha - Para evitar este grave risco, a ONG CRIANÇA SEGURA está lançando uma nova campanha de internet, desenvolvida em parceria com a agência F/Biz. O internauta participará identificando, em situações ilustrativas, que cuidados devem ser adotados para evitar o afogamento em praias, piscinas, ou mesmo dentro de casa, em baldes ou vasos sanitários. Ao passar o mouse por cada um dos pontos da ilustração, objetos e pessoas se moverão mostrando que modificação precisa ser feita para minimizar determinado risco.

Para participar, é necessário acessar o novo site da CRIANÇA SEGURA. Além da campanha, o internauta encontrará outras novidades como a sessão Depoimentos, Vídeos, Blog, Agenda e poderá tornar-se membro da nova comunidade da organização. Para integrá-la, basta fazer um cadastro no Ning. O endereço do site é www.crianca-segura.ning.com.

Informações também em www.criancasegura.org.br.

A CRIANÇA SEGURA

A Criança Segura é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público dedicada à promoção da prevenção de acidentes com crianças entre 0 e 14 anos. A organização atua no Brasil desde 2001 e faz parte da rede internacional Safe Kids Worldwide, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediatra Martin Eichelberger.

Para cumprir sua missão, desenvolve ações de Políticas Públicas - incentivo à discussão sobre o tema e participação nos diálogos referentes às mudanças e adaptações de instrumentos legais que visem a segurança, saúde e bem-estar da criança; Comunicação - informação e alerta sobre a causa para conscientização da sociedade por meio de campanhas e divulgação de assuntos de interesse público e Mobilização - promoção da sensibilização, conscientização e engajamento de muitas e diferentes pessoas visando à multiplicação da informação, a transformação do meio e a adoção de comportamentos seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você poderá fazer suas denúncias e comentários.
Se você recebeu algum comentário indevido. Utilize-se deste canal para sua defesa.
Não excluiremos os comentários aqui relacionados.
Não serão aceitos comentários com palavras de baixo calão ou denúncias infundadas. Aponte provas caso queira efetuar suas denúncias, caso contrário, seu comentário será removido.