Nossos Vídeos

segunda-feira, 5 de abril de 2010

São Paulo ganha primeira Central de Informações Turísticas GLS do Brasil

Nova CIT será inaugurada em maio na região da Frei Caneca

A São Paulo Turismo (SPTuris), o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), a Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads), a Associação Brasileira de Turismo para Gays Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS) e o Casarão Brasil fecharam um acordo no último dia 25 de março para, juntos, inaugurarem a primeira Central de Informação Turística GLS do Brasil.

A nova e pioneira CIT, que tem a sua inauguração prevista para a segunda quinzena de maio, funcionará no Casarão Brasil, um centro de união da comunidade LGBT localizado na Rua Frei Caneca, 1057. O objetivo é oferecer informações atualizadas e completas sobre os eventos que ocorrem na cidade, seus atrativos turísticos e outros locais de interesse a esse público. A administração da CIT caberá a Abrat-GLS e a SPTuris fornecerá o material promocional da cidade e o treinamento aos dois atendentes bilíngües, que estarão a disposição do público das 10 às 19 horas.

"São Paulo é a cidade que mais recebe turistas no país. E para manter tal índice, nosso objetivo é cada vez mais personalizar o atendimento. Desta forma, o turista se sente acolhido, não terá dúvidas em retornar", destaca o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho. Ele explica que a capital paulista é também um dos principais destinos GLS do Brasil, detém a maior Parada Gay do mundo e centenas de estabelecimentos gay friendly. Somente no ano passado, a Parada LGBT atraiu milhares de pessoas para a Av. Paulista, sendo cerca de 400 mil de fora da cidade, o que significou uma movimentação de aproximadamente R$ 189 milhões na economia do município, de acordo com o Observatório do Turismo da cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris.

"Cada vez mais os destinos querem atrair esse turista, que é sofisticado, apreciador da cultura e das compras e um dos que mais gasta. E São Paulo já é naturalmente a cidade da diversidade. Por isso, temos investido. No ano passado, lançamos um guia para o público GLS distribuído durante a Parada e também nas nossas outras CITs, além de estar disponível para download no site oficial do turismo de São Paulo, o www.cidadedesaopaulo.com", completa Carvalho.

O diretor-superintendente do SPCVB, Toni Sando, também ressalta a importância do projeto. "É mais uma iniciativa que comprova a capacidade de São Paulo de atrair todos os públicos e, ao mesmo tempo, o engajamento de todas as entidades para receber bem e fidelizar nossos visitantes" diz o executivo.

"Moderna e inovadora, a criação da CIT GLS reafirma o compromisso da prefeitura de São Paulo com a hospitalidade inclusiva e o respeito em relação à diversidade sexual", destaca a originalidade do projeto o coordenador geral da Cads, Franco Reinaudo.

O presidente do Casarão Brasil, Douglas Drumond, afirma que "a nova CIT GLS é mais um serviço para população e vem ao encontro da missão da nossa ONG, que visa o desenvolvimento de projetos com excelência que atendam a comunidade homossexual".

Incentivar o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado GLS, defendendo os interesses e estimulando o aumento no volume de negócios de seus associados, é o foco do trabalho realizado pela Abrat-GLS e, com o crescimento expressivo nos últimos cinco anos do turismo GLS no Brasil, a criação de uma CIT direcionada a este mercado é uma mostra do alto grau de profissionalização do setor na cidade de São Paulo. "É uma grande conquista para o segmento, ainda mais se levarmos em consideração que Londres, que possui uma militância muito forte, só ganhou uma Central de Informações igual no final de 2009", lembra o presidente da Abrat-GLS, Almir Vieira Nascimento.

Cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal têm inscrições abertas no CAT Luz

As inscrições para os cursos de Escrita Fiscal e Departamento Pessoal oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com o Sescon- Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, estão abertas no CAT Luz (av. Prestes Maia, 913).
No total são 80 vagas e os cursos, gratuitos, são destinados a jovens de 16 a 18 anos, com ensino médio completo ou em curso, moradores da cidade de São Paulo. Os estudantes recebem material didático, auxilio transporte e lanche.
Durante o curso de Escrita Fiscal, os estudantes aprendem sobre tributos diretos e indiretos, impostos, notas fiscais, regime de apuração do Icms, fluxograma de escrita fiscal, crimes de sonegação fiscal, tipos de empresa, como planeja um orçamento, marketing pessoal, comunicação, redação empresarial e noções básicas de informática.
Já os alunos do curso de Departamento Pessoal vão estudar contrato de trabalho para trabalhador doméstico, autônomo, estágio, empresas terceirizada e cooperativa. Como funciona a declaração de dependentes, auxilio doença, salário família, imposto de renda, rendimento tributário, horas extras, aposentadoria e noções básicas de informática.
As aulas com duração de 30 dias, acontecem de segunda a sexta, a partir do dia 10 de maio, no Centro Público de Formação Profissional, que fica na unidade do CAT Luz, Centro de São Paulo. Ao término, os formandos recebem certificado e os currículos dos estudantes são disponibilizados para possíveis empregadores no CAT- Centro de Apoio ao Trabalho e também na Bolsa de Talentos, do Sescon-SP.

Projeto "Jovens Paulistanos" abre inscrições para 17 cursos gratuitos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho abriu inscrições para capacitar 1.500 pessoas em 17 cursos gratuitos de qualificação profissional nas funções de auxiliar de cabeleireiro, cuidador de idosos, garçom, manicuro e pedicuro, organizador de eventos, camareiro, recreador, auxiliar de crédito e cobrança, departamento pessoal, recrutamento e seleção, informática, auxiliar de almoxarifado, operador de caixa, rotinas administrativas, recepcionistas, vendedor, comunicação e revisão gramatical, dentro do projeto Jovens Paulistanos.
Podem participar pessoas a partir de 16 anos, sem limite de idade, com ensino médio completo ou em curso, residentes do município de São Paulo.
As aulas acontecem de segunda a sexta, a partir do próximo dia 12, nos Centro Público de Formação Profissional, em unidades do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho e entidades parceiras como a Universidade Cruzeiro do Sul e colégio São Sabas.
No total são 80 horas, sendo 4 horas diárias, nos períodos manhã, tarde e noite. Durante o curso, os estudantes recebem, auxilio transporte, material didático e lanche.
Podem participar pessoas a partir de 16 anos, sem limite de idade, com ensino médio completo ou em curso, residentes do município de São Paulo. Para inscrever-se, o interessado podem comparecer a uma das unidades de atendimento do CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, com Carteira Profissional, RG, CPF, comprovante de endereços e Histórico Escolar. Na falta do Histórico também são aceitos a carteirinha do estudante ou a declaração da instituição de ensino onde está realizando o ensino médio.



Endereços para inscrições:

- Zona Sul Interlagos
Av. Interlagos, 6.122.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

*CAT Avançado -Zona Sul/Jabaquara
Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314
Horário de atendimento das 8h às 17h.

- Zona Leste / Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12.
Horário de atendimento das 7h às 18h.

*CAT Avançado -Zona - Zona Leste / Itaim Paulista
Av. Marechal Tito, 3012
Horário de atendimento das 8h às 17h

- Zona Oeste / Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento das 7h às 18h.

- Zona Norte / Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1553.
Horário de atendimento das 7h às 18h

*CAT Avançado Casa Verde
Av. Ordem e Progresso, nº 1001
Horário de atendimento das 8h às 17h.

-Zona Central / Luz
Av. Prestes Maia, 913.
Horário de atendimento das 7h às 18h

Esforços repetitivos afetam profissionais das áreas da Saúde e Educação

Com pequenas mudanças de hábitos, dentistas e professores poderiam evitar as Lesões por Esforços Repetitivos (LER).

Profissionais que trabalham em atividades repetitivas, com posições fixas ou posturas viciosas, como dentistas e professores, acabam comprometendo a saúde de suas articulações. Com as articulações "desreguladas", os músculos passam a funcionar de forma errada, causando problemas como dores, tendinites e artroses.

No caso dos dentistas, por exemplo, as frequentes rotações de tronco, necessárias durante o atendimento ao paciente, costumam causar dores lombares e nos quadris. Além disso, as posições de torção prolongada do pescoço podem levar progressivamente ao aparecimento de rigidez cervical, hérnias discais, compressões radiculares e dores de cabeça. A suspensão contínua dos braços também pode causar danos, como problemas nos ombros, sensações de peso e perda de força nos braços e nas mãos.

A fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, explica que para que as articulações permaneçam saudáveis é necessário que elas funcionem sempre alternando fases de compressão e de descompressão. "Nos trabalhos que exigem esforços repetitivos, as articulações perdem essa alternância de fases, necessária para o bom funcionamento".

Nos professores, as principais queixas são referentes a dores de cabeça, artroses e hernias discais cervicais devido à frequente flexão com a cabeça para ler e corrigir provas. Tendinites e artroses nos ombros também são comuns por causa da necessidade diária de escrever na lousa.

Primeiros sintomas

Segundo Richard Biton, diretor do Instituto de Fisioterapia Analítica (IFA) e pioneiro do conceito Sohier no Brasil, os primeiros sintomas de problemas nas articulações são, geralmente, desconforto ao executar movimentos simples, como abaixar e caminhar, e sensação de rigidez no corpo, principalmente ao acordar. As dores podem começar com intensidade moderada, mas aumentam progressivamente. "Quando os sintomas aparecem é porque já existe um mau funcionamento do sistema articular e a pessoa não deve esperar para procurar tratamento", afirma o fisioterapeuta.

Ele ressalta que medicamentos, alongamentos e exercícios físicos não substituem o tratamento e, em alguns casos, podem até mesmo agravar os sintomas.

Prevenção

A fisioterapeuta dá algumas dicas de como esses profissionais podem prevenir problemas nas articulações. São elas:

- Respeitar os limites do corpo. Um fisioterapeuta pode ajudar a estabelecê-los;
- Adaptar o local de trabalho, ajustando a altura de mesas, cadeiras e monitores;
- Alternar as atividades com alguns minutos de pausa;
- Se a dor aparecer, não se automedicar. Os remédios apenas irão aliviar os sintomas, sem tratar o problema;
- Procurar um especialista em biomecânica para resolver a causa da dor. Não se esquecer que o problema se origina nas articulações;
- Tratar as articulações e só depois procurar uma atividade física, sempre com a orientação de um profissional especializado.


O Conceito Sohier chegou no Brasil há 10 anos. Na Europa, a técnica é utilizada há 60 anos e tanto a população quanto a comunidade científica comprovam sua eficácia. No Brasil, o Instituto de Fisioterapia Analítica é pioneiro no Conceito Sohier, atendendo pacientes e formando fisioterapeutas de todo o país na prática clínica desta nova visão terapêutica.

Sugestão de fonte:
Maria Luiza Pereira Gutierrez e Richard Biton - Diretores do Instituto de Fisioterapia Analítica
http://www.fisioterapiaanalitica.com.br/

Água é tema de Congresso do ILSI-Brasil

Ao completar 20 anos no Brasil, o International Life Sciences Institute debate a importância da água para a sustentabilidade do planeta; na abertura do evento, haverá o lançamento do livro sobre as bases científicas em defensivos agrícolas

O International Life Sciences Institute, ILSI, marcará os 20 anos de presença no Brasil com a realização do I Congresso Nacional do ILSI Brasil, entre os dias 7 e 9 de abril. O encontro, que acontecerá em Águas de São Pedro, interior paulista, terá como tema "Água: Saúde e Meio Ambiente". A proposta é discutir o assunto sob ponto de vista de seu uso múltiplo no meio ambiente e saúde. O encontro será aberto e as inscrições podem ser feitas através do site: www.ilsi.org.br/20anos. Durante o Congresso, será lançado o livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos.

Sobre o ILSI
O principal objetivo do International Life Sciences Institute é manter um fórum permanente de atualização de conhecimentos para solução de problemas técnico-científicos que contribuam para a saúde da população e sejam de interesse comum às empresas, aos órgãos do governo, universidades e institutos de pesquisa. Criado em 1978, o Instituto é afiliado à Organização Mundial da Saúde, OMS, e órgão consultivo da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO.
O ILSI está sediado em Washington, D.C., nos Estados Unidos, e possui as seções regionais: África do Sul, América do Norte, Argentina, Brasil, Europa, Índia, Japão, Coreia, México, Norte da África e Região do Golfo, Norte Andino, Sul Andino, Sudeste Asiático (englobando Austrália e Tailândia) e um ponto focal na China. O ILSI realiza também a publicação de artigos, monografias e livros de interesse técnico-científico, nas áreas de alimentos, produtos químicos de ação ambiental, toxicologia e avaliação de risco.
A fundação do ILSI Brasil, em 1990, coincidiu com o início da epidemia do cólera no continente americano. O marco inicial das atividades do ILSI Brasil foi a organização de um seminário internacional que contou com a participação de mais de 500 pessoas e posterior publicação de livro visando contribuir com a prevenção e contenção da disseminação desta doença. O ILSI Brasil conta com 41 empresas associadas e tem suas atividades desenvolvidas por comitês científicos e forças-tarefas. Veja, abaixo, a programação completa do evento.

Mais informações:
Edna Vairoletti: (11) 8164-9863
vairoletti@ndata.com.br


I Congresso do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil
Água: Saúde e Meio Ambiente
PROGRAMA
7 de abril
14h00 - 16h00 Assembléia Geral
16h00 - Abertura oficial
Presidente do ILSI Brasil - Dr. Aldo Baccarin
Presidente do Congresso - Dra. Ione Pellegatti Lemonica
´Uso múltiplo das águas´
- Políticas Públicas - Dra. Rosa Maria Mancini
(Diretora de Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo)
- ILSI: Perspectivas e Parcerias Mundiais - Dr. Michael Knowles (Presidente do ILSI)
18h00 - Coral Unicamp Zíper na Boca
Regência e Direção Artística: Vívian Nogueira
Estagiários: Samuel Vieira Pontes (pianista) e Jorge Trabanco (técnica vocal)
18h30 - Coquetel de abertura ´Água que passarinho não bebe´
Palestrante: Dr. Jorge Horii
- Degustação de aguardente da região
- Lançamento do livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos
8 de abril
9h00 - 12h00 Simpósio ´Biotecnologia e Meio Ambiente´
Coordenador: Dra. Deise M. F. Capalbo (EMBRAPA)
- Plantas resistentes à seca e uso racional da água na agricultura - Dr. Alexandre Nepomuceno (EMBRAPA)
- Biorremediação da água - Dr. Ronaldo Biondo (USP)
12h00 - 14h00 Intervalo para almoço
14h00 - 17h00 Simpósio ´Simpósio Qualidade da Água para Consumo Humano´
Coordenador: Dr. Flávio Zambrone (PLANITOX)
- Qualidade Microbiológica da Água - Dr. Romeu Cantusio Neto
(Laboratório de Microbiologia da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento, SANASA)
- Contaminantes emergentes da água - Dr. Wilson F. Jardim (UNICAMP)
- Critérios para a qualidade da água - Dra. Gisela de Aragão Umbuzeiro (UNICAMP)
17h30 - 18h30 Caminhada
9 de abril
9h00 - 12h00 Debate Interativo - ´Nutrição e Estilos de Vida Saudáveis´
Coordenadores: Dr. Franco Lajolo (USP) e Dr. Mauro Fisberg (UNIFESP)
Debatedores:
Dra. Paula A. S. Gaiolla (UNESP - Botucatu)
Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira (USP Ribeirão Preto)
- Água adicionada de nutrientes
- Água como veículo para ingredientes funcionais
- Águas de diferentes composições
- Como viabilizar uma ingestão adequada de água?
- Água: mitos e fatos

LIVRO
Rigor científico
Publicação apresenta bases científicas para a avaliação de toxicidade de produtos
No dia 07 de abril, durante a abertura do I Congresso do International Life Sciences Institute, ILSI Brasil, em Águas de São Pedro, interior paulista, será lançado o livro Bases Científicas para a Avaliação da Toxicidade de Agrotóxicos. Os estudos são assinados por quatro autores, que participam da abertura do evento e do lançamento da obra: Cristiana Leslie Corrêa, Ione Pellegatti Lemonica, Flavio Ailton Duque Zambrone e João Lauro Viana de Camargo.
A publicação reúne subsídios técnico-científicos para auxiliar na avaliação de toxicidade de substâncias químicas. O tema é explorado com o objetivo de avaliar os estudos toxicológicos empregados na investigação da toxicidade dos agrotóxicos, abordando a maneira como são conduzidos, sua aplicabilidade e interpretação, assim como as limitações envolvidas quando da avaliação dos potenciais perigos à saúde humana.
A proposta é ser um guia inicial de Avaliação de Toxicidade que contribua na orientação e fornecimento de subsídios técnico-científicos para os avaliadores de toxicidade. Entre os temas apresentados estão Toxicidade Aguda, Sobreaguda e Subcrônica, Identificação de Potencial Cancerígeno, Neurotoxicidade e Toxicologia da Reprodução.
O Brasil se transformou num grande player na produção de frutas, proteínas de origem animal e vegetal, de grãos e de fibras. "Com isso, a questão dos agrotóxicos ganhou um espaço diferente na agenda do país. Muitos de nós, porém, não percebemos essas transformações", avalia Gonçalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, USP.
Vecina Neto foi convidado a prefaciar o livro como reconhecimento ao seu trabalho na área de toxicologia e criador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. "Na saúde deve predominar, obviamente, a preocupação sanitária sobre a econômica. Porém, a forma como se constroi essa relação deve ter muita razoabilidade, além de respeitar o conhecimento, instrumento básico para construir as decisões na área de avaliação toxicológica", afirma ele. Veja, abaixo, a programação completa do I Congresso.

Dia Mundial da Saúde

Portal Minha Vida traz Informação qualificada na internet para ajudar quem quer cuidar da saúde

Cada vez mais os brasileiros estão interessados em cuidar da saúde e melhorar qualidade de vida. Segundo pesquisa do Google, do total de usuários que utilizam o site de buscas, 78% lêem artigos relacionados à saúde e 68% pesquisam sobre algum tipo de tratamento. Com o objetivo de trazer informação relevante e de qualidade sobre o tema para este público, o portal Minha Vida reúne conteúdo editorial, serviços, e-commerce e ferramentas de comunidades on-line que incentivam a adoção de hábitos saudáveis. O site fomenta a interação social on-line por meio de conteúdo inteiramente dedicado à saúde e de como melhorar a qualidade de vida das pessoas.
“A nossa missão é fazer a diferença na vida de nossos usuários com informações relevantes para melhorar a qualidade de vida”, diz Daniel Wjuniski, CEO do Minha Vida. O portal traz conteúdo sobre alimentação, fitness, saúde, gravidez e bebês, família etc e avaliações elaboradas por especialistas como a de expectativa de vida, que avalia quantitativamente o impacto de costumes pouco saudáveis e influência de doenças como hipertensão e diabetes na longevidade.
Segundo Wjuniski o portal tem como metas, por exemplo, ajudar os assinantes a perder 30 toneladas de peso em excesso e a reduzir 20% seu índice de sedentarismo. “Queremos que o Minha Vida seja um companheiro de todos os brasileiros que desejam ter uma vida saudável” diz.

Sobre o portal Minha Vida
O portal Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, com informações e dicas para melhorar a qualidade de vida da população. O site divide-se em seis seções, Alimentação, Beleza, Fitness, Saúde, Família e Bem-Estar, reunindo artigos, estudos, pesquisas e ferramentas de interação que incentivam a adoção de hábitos saudáveis. Os mais de oito milhões de usuários cadastrados são analisados e divididos de acordo com preferências e características em comum, permitindo uma abordagem segmentada dedicada especialmente às particularidades, necessidades e preferências de cada usuário. O portal conta com 20 milhões de page views mensais. O Minha Vida é uma empresa Endeavor e recebeu o prêmio IBest de melhor site de saúde. Para mais informações sobre o Minha Vida, visite o portal http://www.minhavida.com.br

Dislexia: Estratégias em Sala de Aula

Devido ao grande número de interessados, o Centro de Estudos e Eventos Científicos - CEEC - da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) realizará nova palestra sobre Dislexia aos educadores da rede pública e particular. O evento, com duração de duas horas, será ministrado pela psicopedagoga especialista em dislexia, Silvana Perez, e tem por objetivo treinar o olhar do educador para que esteja atento à heterogeneidade existente dentro de uma sala de aula.

A palestrante apresentará estratégias que devem ser praticadas em sala de aula pelo professor e que colaboram para a compreensão do conteúdo e desenvolvimento de todo o grupo.

Serviço: Estratégias em Sala de Aula

Palestrante: Silvana Perez
Data: 17/04/2010
Hora: 10 às 12 horas
Local: Av. Angélica, 2318 - 7º andar - Bairro Higienópolis
Preço: R$20,00
Telefone: 11 3258.7568/ 3237.0809/ 3231.3296
Inscrição e mais informações no site: http://www.dislexia.org.br/

XI Prêmio Arte na Escola Cidadã abre inscrições

O Instituto Arte na Escola, da Fundação Ioschpe, em parceria com o SESI - Serviço Social da Indústria abriu as inscrições para o XI Prêmio Arte na Escola Cidadã destinado aos professores ou equipe de professores de todos estados que desenvolveram projetos em Arte nos anos de 2008 ou 2009 em escolas públicas ou privadas. O prêmio abrange todas as linguagens artísticas.

Os educadores interessados podem inscrever seus projetos em um dos níveis de ensino - Educação infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA - Educação de Jovens e Adultos até o dia 31 de maio. As inscrições, o regulamento e orientações para o relato dos projetos a serem inscritos estarão disponíveis a partir de amanhã, 31/03, no portal WWW.artenaescola.org.br/premio . Pelo email premio@artenaescola.org.br ou pelo telefone 011. 3103.8065 os professores interessados em participar, poderão tirar dúvidas.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma ação em sintonia com o movimento Todos pela Educação.

Plástica pós-parto: maior perda é de convivência

Após meses de gestação, a grávida passa por diversas alterações físicas e endócrinas, como ganho de peso e perda da elasticidade da pele nas áreas em que os tecidos foram estirados. Essas mudanças despertam o interesse de muitas mulheres na cirurgia plástica, sendo as mais procuradas as de barriga, lipoaspiração e mamas.

“Para essas novas mamães que desejam retomar suas formas ou apenas esperavam o nascimento de seu filho para, finalmente, se submeter ao procedimento cirúrgico, o ideal é esperar cerca de seis meses, pois o pós-parto ou pós-cesário geram perdas de sangue, inchaços entre outros detalhes que comprometem os resultados das cirurgias plásticas”, analisa Wagner Montenegro, cirurgião plástico.

Não existe realmente um perigo em realizar a cirurgia antes disso (além do comprometimento do resultado final), contanto que os exames laboratoriais estejam em ordem, sendo esse o entrave maior, pois, antes dos dois meses, é muito difícil que esses exames apresentem resultados satisfatórios para a realização de cirurgias plásticas. Dependendo do estado dessa paciente, exames e tudo o mais, pode-se adiantar algum procedimento.

“Antes desse período e cuidados, só situações especiais podem ser antecipadas, como, por exemplo, uma flacidez de pele enorme ou um grande afastamento da musculatura abdominal, podendo provocar uma hérnia. Ou seja, quando há uma razão maior que somente a estética, explica Montenegro.

“Há casos de pacientes que fizeram a cesária e a cirurgia de barriga juntos e não tiveram complicações, mas o resultado foi comprometido, pois o corpo da mulher não se encontra em seu estado natural, dificultando para o cirurgião medir, por exemplo, quanto de pele pode ser retirando” diz Wagner.

Com relação à mama, especificamente, o processo de reversão é de dois meses e as próteses não atrapalham a amamentação. Lembrando ainda que amamentar com prótese não causa queda. Não tem ligação. Isso esta relacionado a genética da paciente.

“Para os demais procedimentos, aumentar o peso indicado pelo obstetra durante a gestão, no pós-parto amamentar o filho, que ajuda a reduzir o peso, uma redução alimentar para voltar ao peso inicial e estar preparada de forma saudável garantem a possibilidade de fazer uma cirurgia plástica o mais rápido possível, de forma segura e sem perder uma importante fase da relação com o bebê, pois durante o pós-operatório há dificuldade de movimentação”, finaliza Wagner.

O mais importante é consultar um cirurgião plástico depois de 30 dias a dois meses para fazer uma avaliação.

Dr. Wagner Montenegro
Serviço:
Montenegro Cirurgia Plástica
Tel: (11) 5539-1811
www.plasticamontenegro.com.br

Curso de Produção Musical para a comunidade

O CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança abre suas portas para os jovens desenvolverem seu talento na produção musical

Será realizado nos meses de abril, maio e junho, no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança um curso de Produção Musical voltado a jovens, de 16 a 24 anos, da comunidade da Brasilândia interessados em aprender como gravar, mixar e editar suas músicas.

Em agosto de 2009 foi realizada uma oficina com a mesma temática que reuniu jovens que fazem música e que gostariam de trabalhar na área. A partir dessa necessidade foi desenvolvido o curso, mas com uma duração maior. Dessa vez serão dois meses e meio de aulas, nas tardes de sábado, a partir do dia 10 de abril.

Um dos atrativos do curso são os convidados, Slim Rimografia, Edi Rock, Dj Nato Pk e Devasto Prod, todos produtores musicais atuantes no universo da música.

Para participar do curso, basta fazer a inscrição no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança. Vale lembrar que as vagas são limitadas e o curso é gratuito, assim como todas as atividades desenvolvidas no clube.


Curso de Produção Musical
Onde: CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança
Av. Michihisa Murata, 120 (próximo à Estrada do Sabão).
Quando: de 10 de abril até 19 de junho (todos os sábados).
Horário: 14h às 17h
Informações: (11) 3978-8954

Alimentação saudável com Bioslim Shake Diet Chocolate

Disponível em vários sabores, bebida conta com valores nutricionais fundamentais para o organismo e pode substituir até duas, das três principais refeições

 Uma das dicas dos nutricionistas para manter o corpo saudável e em forma é saber o que e quando comer. Ou seja, uma alimentação com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo está aliada, também, com o período em que se fazem as refeições. A recomendação é comer várias vezes ao dia, em poucas quantidades, sempre respeitando as principais refeições do dia, o café da manhã, o almoço e o jantar. Com a rotina do dia a dia, nem sempre é fácil seguir a regra básica. Mas, existem opções de fácil preparo, saborosas e com todos os nutrientes que o organismo precisa.

Uma delas é o Bioslim Shake Diet sabor Chocolate, que contém apenas 209 calorias e 4,5 g de fibras por porção, e pode substituir as principais refeições do dia. “Indicamos sempre que seja realizada, ao menos, uma das três principais refeições diárias, café da manhã, almoço ou jantar. As demais podem ser substituídas pelo Bioslim Shake Diet”, explica a nutricionista da Linha Bioslim, Stefania Valente da Silva.

Composto por nutrientes essenciais para o organismo, o Bioslim Shake Diet sabor Chocolate é de fácil preparo, pois basta acrescentar três colheres de sopa do produto a 300 ml de leite desnatado. “Com esta porção, o organismo é abastecido de cálcio, que ajuda no fortalecimento de ossos e dentes, Ferro e Vitamina B2, que atua na prevenção de anemias”, explica a nutricionista.

Além destas, outras substâncias também ajudam a manter a saúde em dia, como Vitamina A, Vitamina E e o Selênio, que são antioxidantes e combatem os radicas livres. Há também as proteínas, que são responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos do corpo e que ajudam na manutenção de músculos e da pele.

Bioslim Shake Diet sabor Chocolate é aprovado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e faz parte da Linha Bioslim, a mais completa do Brasil em produtos para redução e manutenção de peso. Mais informações pelo site www.linhabioslim.com.br


Bioslim Shake Diet Chocolate
Classificação: Alimento
Registro no M.S.: 4.8697.0062
Valor do produto: em torno de R$ 18,00
CRH: 0800-723-8383

Sobre a Linha Bioslim – Com 26 produtos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Linha Bioslim é a maior em produtos para dietas de redução de peso. Entre eles estão o Bioslim Chá Vermelho com Hibiscus, Bioslim Chá Verde, Bioslim Chá Branco sabor Maçã, todos em sachês. Bioslim Chá Instantâneo com Chá Verde & Chá Branco nos sabores Limão e Tangerina e também Bioslim Chá Verde, Mate & Guaraná, Bioslim Chá Verde & Chá Branco Efervescente e Bioslim Chá Instantâneo de Hibiscus. Conta ainda com mais 12 produtos, como Shakes nos sabores morango, chocolate, baunilha, maçã & banana, frutas vermelha), Bioslim Gel (para o tratamento da celulite), Bioslim Quitosana e Bioslim Plus 4 , que auxilia na redução de absorção de gordura e colesterol pelo organismo e Bioslim Colágeno sabor Chá Verde & Limão. Há ainda o novo Bioslim Refeição Salgada nos sabores Queijo & Brócolis, Tomate Seco & Manjericão e Frango & Milho. Mais informações pelo site: www.linhabioslim.com.br

Movimento "Vem, Gaga, Vem!!!" arrecada 10 mil assinaturas nas primeiras 24 horas

Abaixo assinado será entregue a nova rainha do pop em maio

Lançado no dia 31 de março, o movimento "Vem, Gaga, Vem!!" atingiu, na mesma data, a marca de 10 mil assinaturas. Idealizado pelo empresário Haysam Ali em parceria com o fã clube oficial da diva no país, o objetivo principal da campanha é levar um milhão de assinaturas à cantora, arrecadadas através do site www.ladygaganobrasil.com.br, para que Gaga conheça a sua força no Brasil.
De acordo com o empresário, o Movimento surpreenderá. "Durante toda a campanha, que começou em 31 de março, sósias da Lady Gaga estarão fazendo performances nos principais points e ruas de São Paulo para divulgar o Movimento e ampliar a quantidade de apelos, já que ao assinar a lista é possível deixar um recado para a nova rainha do pop", explica Ali, que entregará o abaixo assinado para a Gaga e sua produção durante reunião que será realizada em breve.

Smilingüido participa da ABRIN 2010

A Editora Luz e Vida apresenta novidades durante a feira


Quebra-cabeça, jogos educativos e kit diversão do Smilingüido e Sua Turma são alguns lançamentos que a Editora Luz e Vida apresenta durante a ABRIN 2010 – Feira Nacional de Brinquedos. A feira, considerada a maior da área de brinquedos da América Latina, acontece de 6 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. “A ABRIN é um marco de lançamentos e o Smilingüido é um personagem que está sempre presente no mercado. A feira é o melhor local para lançar nossa linha de brinquedos”, afirma o coordenador de feiras e grandes redes da Editora Luz e Vida, Emerson da Silva.
A Editora Luz e Vida participou da ABRIN em 2003 e este ano volta para comemorar os 30 anos do Smilingüido e lançar vários jogos educativos: são quatro modelos de quebra-cabeças para crianças de dois a dez anos, jogo da memória, dominó, jogos que ensinam gramática e matemática e um kit diversão. Outros produtos, como boneco de pelúcia do Smilingüido e alguns de seus amigos e produtos da Turminha Querubim, também serão expostos na feira. “Além de apresentar as novidades, temos a oportunidade de conferir o que há de novo no segmento”, comenta o coordenador.
Segundo Emerson, os produtos da Editora Luz e Vida encantam principalmente porque sempre levam mensagens de amor e amizade para o público. “O Smilingüido, carro-chefe da Editora, é fruto de um projeto consolidado ao longo de anos de dedicação”.
Produção
A Editora Luz e Vida dedica 80% da sua produção ao público infanto-juvenil. O Smilingüido e Sua Turma estão estampados em vários produtos, como: livros, agendas, jogos educativos, canecas, chaveiros, camisetas, marca-páginas, bonecos, DVDs, cartões e outros.
Além do Brasil, a formiguinha já conquistou o exterior. Os produtos do Smilingüido são traduzidos para o espanhol e inglês e são exportados para mais de 30 países. Entre eles: Chile, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Equador, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana, Costa Rica, Argentina Canadá, Estados Unidos, México, Portugal, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Holanda, Itália, Nova Zelândia, Austrália, Angola, Moçambique, Egito, Japão (para a colônia brasileira) e Malta.

Serviço: A ABRIN 2010 acontecerá de 6 a 9 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. O horário de funcionamento será de 6 a 8 de abril , das 13h às 21h, e dia 9 de abril, das 10h às 18h. A feira é voltada para lojistas, compradores e profissionais do setor que deverão comprovar a atividade. O ingresso é gratuito, por convite ou credenciamento antecipado. Mais informações pelo www.abrin.com.br

Agenda de Eventos da Prefeitura - 6 de abril de 2010

SUBPREFEITURA DE PERUS FARÁ TESTES GRATUITOS DE SAÚDE
Data: 6 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

O Centro de Pesquisas Clínicas estará no dia 6 de abril na Subprefeitura de Perus (Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus) para promover testes gratuitos de saúde, como diabetes, hipertensão e prevenção cardiovascular, para servidores e moradores da região. Os testes acontecerão das 8h às 17h no estacionamento da subprefeitura. O atendimento médico, a medicação e os exames são inteiramente gratuitos. O diabetes é doença crônica caracterizada pela deficiência total ou parcial de insulina, que ocasiona aumento da glicose no sangue e levar a complicações crônicas em órgãos como coração, rim, olhos e nervos.

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM PRÊMIO DE MELHORES FOTÓGRAFOS
Data: 6 de abril
Secretaria de Educação
3396-0600

Nesta terça-feira (6/4), às 14h, os fotógrafos-mirins participantes do programa Recreio nas Férias serão premiados, no Espaço Catavento (Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº, Centro), por seus trabalhos realizados durante o programa. Pelos próximos dois meses, as fotografias dos premiados ficaram expostas no local.

UMA PAZ REALIZA CURSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E MEIO AMBIENTE
Data: 6 de abril
Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura
5572-1004

A UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Av. IV Centenário, 1.268, Ibirapuera) irá promover o curso Mediação de conflitos e meio ambiente, que será realizado todas as quartas-feiras, até 6 de abril, das 14h às 17h. O curso é aberto a conselheiros do CADES, educadores e estudantes com mais de 18 anos, e pretende trabalhar a mediação de conflitos a partir dos problemas ambientais presentes na cidade, seus reflexos e conseqüências em nossas vidas e relações. Serão abordados temas como Água - Enchentes e Escassez; Lixo (resíduos); e, Diretos Humanos - Justiça Social e Consumo.

CDC TIDE SETUBAL ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DE FOTOGRAFIA
Data: 6 e 7 de abril
Subprefeitura de São Miguel Paulista
2297-9200

O Clube da Comunidade Tide Setubal (Rua Mário Dallari, 170, São Miguel Paulista) está com inscrições abertas até o próximo dia 6 de abril para a Oficina Livre de Fotografia e Memória. O curso é resultado de parceria firmada com o Centro de Pesquisa e Documentação São Miguel Paulista. A oficina é voltada para iniciantes e busca formar fotógrafos, pesquisadores e produtores de conteúdos fotográficos, com focos em fotomemória e fotodocumentário. As aulas serão gratuitas e sempre às quartas-feiras, de 7 de abril a 9 de junho, das 13h45 às 16h45. Para se inscrever basta ter mais de 16 anos e possuir uma câmera analógica, digital ou celular que tire fotos.

SUBPREFEITURA PERUS PROMOVERÁ PALESTRAS SOBRE SAÚDE
Data: 6 a 8 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

A Subprefeitura de Perus, por intermédio da Supervisão de Gestão Pública, promoverá o Ciclo de Palestra da Saúde nos próximos dias 6, 7 e 8 de abril, das 10h às 12h, no auditório da entidade (Rua Ylídio Figueiredo, 349, Perus). Esse ciclo de palestras está programado para comemorar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril. A palestra "Educação Financeira - A Saúde do Bolso", apresentada por Letícia Goulart, abrirá o evento, que vai prosseguir no dia 7, com a palestra "Prevenção de Doenças Cardiovasculares - Fatores de Risco e Tratamento". O ciclo se encerrará com o tema "Auto-Estima e Motivação", orientado por Edna Antonia da Silva e Julie Reich, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail mprneves@prefeitura.sp.gov.

ESCOLA DE JARDINAGEM TERÁ PALESTRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Data: 8 de abril
Secretaria do Verde e Meio Ambiente
3396-3000

A Escola Municipal de Jardinagem, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (Rua do Paraíso, 387, Paraíso), vai promover uma palestra com o tema "Alimentação Saudável", no próximo dia 8 de abril, das 9h às 12h, no Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera). O objetivo da atividade é mostrar a importância da alimentação na manutenção da saúde e prevenção de doenças. Será apresentada pelo engenheiro agrônomo Oswaldo Barretto de Carvalho, da Divisão Técnica da Escola Municipal de Jardinagem, e a iniciativa é dirigida para todos os públicos interessados. A lista principal de inscritos será confirmada no dia 5 de abril, até às 16h.

INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE GERAÇÃO BEAT
Data: até 8 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 8 de abril em interessados em participar do curso sobre a "Geração Beat", poderão se inscrever na Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros). Durante o encontro, será promovido um debate sobre vanguardas, rebelião poética e o modo como os artistas se projetam na vida e na sociedade; consequentemente, sobre a atualidade da Geração Beat, e sua presença, inclusive no Brasil. Com início em 8 de abril, o curso se estende até dia 27 de maio, sempre às quintas-feiras, das 19h às 22h.

SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA PARTICIPA DO FASHION DOWNTOWN
Data: até 9 de abril
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8000

Até 9 de abril, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participa do Fashion Downtown, que terá desfiles de moda inclusivos na Praça do Patriarca. O evento tem como objetivo iniciar uma aproximação com os lojistas do Centro de São Paulo, visando conscientizar sobre a necessidade de adaptar suas lojas para receber este público, que só na capital representa 1,2 milhão de pessoas.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CORRIDA DE RUA EM JAÇANÃ
Data: 9 de abril
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
2241-1122

No período até dia 9 de abril, no horário das 9h às 17h, estarão abertas as inscrições gratuitas para praticantes de corrida de rua na região de Jaçanã. Os interessados poderão se inscrever na Supervisão de Esporte da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé (Rua Benjamim Pereira, 925, Jaçanã). O Circuito de Corridas no Jaçanã será realizado no dia 18 de abril, às 8h, na avenida Luis Stamatis. Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos. O projeto tem por objetivo promover e incentivar o esporte e promoção da saúde, tornando a corrida de rua mais popular, gerando qualidade de vida.

PAVILHÃO DA BIENAL VAI RECEBER FEIRA DE ARQUITETURA CORPORATIVA
Data: até 9 de abril
São Paulo Turismo
2226-0400

Até 9 de abril, o Pavilhão da Bienal de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral,s/nº, Ibirapuera) irá sediar gratuitamente a Feira de arquitetura corporativa, a Super 13 Office solution Arquishow, que traz inovação e ofertas aos visitantes. Trata-se da maior feira de arquitetura corporativa da América Latina e trará novas tendências do mobiliário de escritório contemporâneo, com participação de mais de 180 empresas nacionais e estrangeiras. Além da mostra, acontecerão atividades especiais como lançamentos de livros sobre o setor, encontro entre presidentes de licitações e o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa.

CURSO VIVÊNCIAS CULTURAIS PRORROGA INSCRIÇÕES
Data: até 9 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 9 de abril os jovens interessados em participar do curso Vivências Culturais poderão se inscrever na Biblioteca Cora Coralina (Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113, Guaianases) ou no Instituto Tomie Ohtake (R. Faria Lima , 201, entrada pela R. Coropes, 88 Pinheiros). O curso Vivências Culturais para jovens tem como função principal unir interesses artísticos e culturais de jovens entre 18 e 24 anos a fim de capacitá-los para se tornarem monitores em equipamentos culturais. O projeto é realizado pelo Instituto Tomie Ohtake, por meio do Fumcad e com patrocínio da CCR e Femsa.

CONVIDADOS COMENTAM FILMES SOBRE CIRCO
Data: 9, 16, 22 e 30 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nos dias 9, 16, 22 e 30 de abril o Centro de Memória do Circo (Avenida São João, 473, Centro), exibe uma mostra de filmes sobre as artes circenses. Após as sessões, marcadas às 18h30, convidados comentam as produções. As sessões são gratuitas. Confira a programação completa.

SEMINÁRIO DEBATERÁ ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR
Data: 10 de abril
Secretaria da Educação
3396-0173

No próximo dia 10, das 8h às 18h, será realizado o seminário "Atendimento em Classes Hospitalares", pelo Hospital do Câncer A. C. Camargo, que se destina a coordenadores pedagógicos e professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. O atendimento educacional em hospital é garantido por lei para não prejudicar o aluno impossibilitado temporariamente de freqüentar a escola por razões de saúde. O seminário divulgará casos atendidos no hospital e mostrará como o hospital se organiza para esse atendimento. As inscrições devem ser feitas pessoalmente, das 14h às 16h, no Hospital do Câncer A.C. Camargo (Rua Tamandaré, 764, Liberdade). Mais informações pelo telefone 2189-5000, ramal 1540 ou 5078.

CIRCUITO CLUBE ESCOLA DE FUTSAL CONTINUA COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Data: 10 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o dia 10 de abril, estarão abertas as inscrições para participar da segunda edição do Circuito Esportivo Clube Escola de Futsal, promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Al. Iraé, 35, Vila Clementino). O torneio será dividido em duas séries, uma para as equipes dos Clubes Escola e outra para os convidados. Neste ano, são esperadas cerca de 250 equipes disputando os grupos sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, para as categorias femininas e masculinas. Os interessados devem se inscrever pelo site http://www4.prefeitura.sp.gov.br/semebiblioteca/CGPE/futsal/.

SÃO PAULO DE BRAÇOS ABERTOS SERÁ TEMA DA JORNADA FOTOGRÁFICA
Data: 10 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Com o tema "São Paulo de braços abertos", o projeto Jornada Fotográfica convida os participantes a registrarem cenas cotidianas, retratos ou paisagens que "tenham a cara da cidade". As inscrições devem ser realizadas até o dia 8 de abril pelo e-mail adouek@prefeitura.sp.gov.br. A expedição está marcada para dia 10, das 9h às 12h. A partir das 14h, o grupo seleciona e edita as imagens, sob coordenação do professor e fotógrafo André Douek. O ponto de encontro acontece na estação Sé do metrô. As imagens da última edição podem ser vistas no site da Jornada Fotográfica.

CORRIDA DE RUA NA REGIÃO DA CAPELA DO SOCORRO SERÁ EM JULHO
Data: 11 de abril e 10 de julho
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

O Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo terá início no próximo dia 11 de abril na região da Mooca. Trata-se de projeto lançado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação (Alameda Iraé, 35, Vila Clementino). A corrida de rua é modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos especialmente em São Paulo que tem incentivado a prática que vai muito além da competição. Para participar, o corredor precisa ter mais de 18 anos. Todos os inscritos receberão camiseta e quem concluir a prova ganha medalha. A corrida de rua na região da Capela do Socorro será a 13ª da temporada, prevista para o dia 10 de julho. Confira o calendário completo de provas.

CINEMA EM CONCERTO ENFOCA TRILHAS DE ALEXANDRE GUERRA
Data: 11 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Orquestra Experimental de Repertório (OER) realiza no dia 11 de abril, às 11h, no Teatro Bradesco (Rua Turiassú, 2100 - 3° piso, Pompéia), uma apresentação do "Cinema em Concerto". Na apresentação, os músicos interpretam, ao vivo, as partituras compostas, enquanto um telão atrás ao fundo do palco exibe cenas dos audiovisuais. A apresentação integra a programação de comemoração dos 20 anos da OER. Os ingressos custam R$ 30.

CIRCUITO DE RUAS 2010 COMEÇA EM ABRIL
Data: 11 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

No dia 11 de abril será dada a largada para o Circuito de Corridas de Ruas 2010. A primeira prova será realizada no bairro da Mooca, na Zona Leste. Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos. O Circuito de Corridas de Rua terá algumas novidades neste ano. Além de ampliar no número de provas para 23, antes eram 22, o calendário conta agora com uma corrida noturna. A expectativa é que o Circuito chegue a 23 mil participações ao longo do ano e alcance o total de 192 quilômetros percorridos. As inscrições são gratuitas. Confira o calendário completo.

CURSOS GRATUITOS NO TEATRO CACILDA BECKER
Data: 13 de abril
Subprefeitura da Lapa
3396-7500/3864-7305

Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de teatro e música no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa). As aulas do projeto "Vocacional" terão início a partir do dia 13 de abril e se estenderão até o mês de novembro. O curso de música acontecerá às terças-feiras, das 10h às 13h, e das 14 às 17h. Já a oficina de teatro será realizada as quartas-feiras, das 14h às 17h, para a turma 1, e 18:30h às 21:30h, para a turma 2. As inscrições podem ser realizadas no Teatro Cacilda Becker, das 10h às 17h, e os interessados devem ser maiores de 14 anos.

PAVILHÃO DO IBIRAPUERA RECEBE A EXPOSIÇÃO PURAS MISTURAS
Data: 13 de abril a 12 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

No próximo domingo (11), às 11h, será aberta, no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Nova Conceição) a exposição "Puras Misturas". A exposição fica aberta para visitação do público de 13 de abril a 12 de setembro. A exposição celebrará a riqueza e diversidade da cultura do Brasil, apresentando um diálogo entre variadas formas de criação artística produzidas em diferentes tempos e lugares. Ocupando uma área de cerca de 2.500 m² contínuos, sem divisórias, a exposição se desdobrará em quatro módulos. A entrada franca.

INCLUSÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA REATECH 2010
Data: 15 de abril
Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
3113-8000

No próximo dia 15 de abril, das 14h às 18h, as secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Viaduto do Chá, 15, Centro) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Av. São João, 473, Centro) irão promover o programa de orientação "Sem Barreiras - inclusão profissional de pessoas com deficiência". A iniciativa vai acontecer durante a Reatech 2010 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. A apresentação do programa será feita para profissionais de RH das empresas e interessados na implantação de programa de inclusão profissional de pessoas com deficiência. O evento acontecerá de15 a 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Jabaquara).

OFICINA GRATUITA E LIVRE DE TEATRO NO GRAJAÚ
Data: 16 de abril
Subprefeitura de Capela do Socorro
3397-2700

A parceria entre a Subprefeitura de Capela do Socorro e a escola de Teatro Trupe Artemanha irá levar para a região do Grajaú oficinas teatrais a fim de incentivar à produção cultural e despertar na população a vontade de conhecer mais a respeito da arte. O curso tem como objetivo iniciar a formação de atores a partir dos 16 anos em aprender técnicas de experimentações cênicas, exercícios, jogos e experiências sensoriais, através da consciência corporal e forma de expressão da arte. As aulas são gratuitas, com início em 16 de abril e acontecerão às sextas-feiras, das 19h às 22h, na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 232, Grajaú).

CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO SE PREPARA PARA BAILE TRADICIONAL
Data: 16 de abril
Secretaria de Assistência Social
3291-9666

O Creci - Centro de Referência do Idoso (Rua Formosa, 215, Centro), equipamento voltado para a terceira idade e mantido pela Secretaria de Assistência Social (Rua Líbero Badaró, 561/569, Centro), está preparando em detalhes a realização do tradicional baile da terceira idade, que ocorrerá no dia 16 de abril, das 14h às 17h, com uma seleção musical ao vivo de vários ritmos e seleções saudosistas. O Creci tem horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


SECRETARIA DE ESPORTES PROMOVE V CAMPEONATO ESCOLAR DE BEACH SOCCER
Data: 17 de abril
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), em parceria com a Federação Paulista de Beach Soccer, realiza o V Campeonato Escolar de Beach Soccer. Podem participar escolas públicas municipais e estaduais, colégios particulares, instituições sócio-esportivas e oficinas do programa Clube Escola. A competição conta com as categorias masculinas e femininas, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. Os interessados devem confirmar as equipes pelo e-mail campeonatoescolar@terra.com.br, até dia 10 de abril, fornecendo no ato da inscrição o nome da equipe, um responsável, telefones e e-mails, e a categoria (masculina ou feminina). Não existe taxa de inscrição, apenas uma solicitação para cada equipe doar 20 kg de alimentos não perecíveis.

ESPETÁCULO MOSTRA NÚMEROS DE CIRCO NO TEATRO PAULO EIRÓ
Data: 18 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Permanecerá em cartaz até o próximo dia 18 de abril, no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro), o espetáculo solo Cadê todo mundo? V2.0, concebido e interpretado por Victor de Seixas, contando a trajetória de mais de 15 anos de um palhaço. Seixas iniciou a carreira artística profissional em 1992, integrando grandes núcleos e companhias, em São Paulo e em Londres, onde viveu de 2001 a 2007. Entre as principais técnicas, estudou mímica, música, dança contemporânea e pilates. Apresentações aos sábados e domingo, às 16h. O ingresso custa R$ 10.

ESPETÁCULO INFANTIL ENTRA EM CARTAZ NO TEATRO CACILDA BECKER
Data: 18 de abril
Secretaria da Cultura
3397-0000

A peça Melancia e coco verde, com representação do Núcleo Girândola, entra em cartaz neste sábado (13) no Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) Escrita e dirigida por Natália Grisi, a peça conta a história da convivência entre quatro amigos e das descobertas infantis durante a rotina escolar. A montagem do Núcleo Girândola foi indicada ao Prêmio Femsa 2009, na categoria Revelação - Direção e texto original. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 16h, permanecendo em cartaz até dia 18 de abril, com entrada a R$10.

ESPETÁCULO MUSICAL EM CARTAZ NO TEATRO MARTINS PENNA
Data: 18 de abril
Secretaria de Cultura
3396-0345

Até o dia 18 de abril, a Cia. Pompa Cênica fará temporada da peça Estão voltando as flores, no Teatro Martins Penna (Largo do Rosário, 20, Penha). Nesse espetáculo, a temática central é a violência. Utilizando o amor e os relacionamentos como contraponto, a história resgata a importância da ternura nos tempos de guerra civil. Com música ao vivo, executada por Eric D'Avilla e João Paulo Soran, a trilha sonora é composta por ritmos da gafieira, que se misturam às canções de Adriana Calcanhoto e Chico Buarque, além de cantigas caipiras que complementam as cenas. A peça é recomendada para maiores de 14 anos e apresentada sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 10.

PEÇA BASEADA EM OBRA DE SHAKESPEARE ESTRÉIA NO TEATRO PAULO EIRÓ
Data: 18 de abril
Secretaria da Cultura
3397-0000

Ficará em cartaz até o dia 18 de abril a peça Sonhos de uma noite de verão, de Shakespeare, numa montagem de livre interpretação pelo "O Clã - Estúdio de Artes Cômicas", no Teatro Paulo Eiró (Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro). A tradução de Bárbara Heliodora reconta a história dos quatro jovens enamorados que, em uma noite de verão, encontram-se e desencontram-se em uma floresta mágica. A peça será exibida nas sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h, sendo que o ingresso custa R$ 10.

SÃO PAULO RECEBE EM ABRIL ETAPA DOS JOGOS REGIONAIS DOS IDOSOS
Data: 21 a 24 de abril
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Nos dias 21 a 24 de abril, no Ginásio do Ibirapuera, será realizada a etapa de São Paulo dos Jogos Regionais dos Idosos, na sua 14ª edição. Na capital, os jogos terão promoção da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e realizado pela Secretaria de Participação e Parceria (R. Líbero Badaró, 119, Centro), por meio da Coordenadoria do Idoso. A cidade de Guarujá vai sediar a etapa final. Os JORI têm por objetivo proporcionar qualidade de vida, com inclusão social do idoso pela integração e interação com pessoas das demais gerações, convívio social e troca de experiências.

CCJ IRÁ SELECIONA ROTEIRO PARA ANIMAÇÃO SOBRE MÁRIO DE ANDRADE
Data: 22 de abril a 25 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Entre os dias 22 de abril e 25 de junho, estarão abertas as inscrições para interessados em criar um filme curta-metragem de animação, produzido no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha), a partir da figura do modernista e criador da Secretaria de Cultura, o poeta Mário de Andrade. O selecionado receberá R$ 10 mil e os direitos patrimoniais do roteiro serão transferidos ao CCJ Ruth Cardoso. Qualquer técnica de animação será considerada, como computação gráfica, desenho feito à mão, stop-motion ou quatro a quadro. As inscrições podem ser feitas, pessoalmente, no Centro Cultural da Juventude, entre terça e sexta-feira.

EM ABRIL, ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA JARDIM DA VIDA TERÁ NOVO SARAU
Data: 23 de abril
Secretaria de Assistência Social
3291-9666

No próximo dia 23 de abril, a partir das 14h, a Secretaria de Assistência Social (R. Líbero Badaró, 561/569, Centro) vai realizar no Espaço de Convivência Jardim da Vida II (Parque Dom Pedro II, s/nº, Centro) a terceira edição do Sarau Cultural, com enfoque especial nas mulheres por meio de música, poesia, teatro e outras atividades. Os usuários desse equipamento são pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e de rua e poderão assistir apresentações de rap, música popular, capoeira, contadores de piadas, recital de poesias e teatro.

ESPETÁCULO INFANTIL ENTRA EM CARTAZ NO TEATRO JOÃO CAETANO
Data: 25 de abril
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 25 de abril, o Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino) irá exibir a peça infantil As aventuras de Pepino, de Ednaldo Freire, da Fraternal Companhia de Artes e Malas Artes. O espetáculo conta a história de Pepino, um menino ingênuo que segue ao pé da letra o que a Mama lhe diz, decidindo sair de casa e enfrentar desafios como resolver o problema de uma mulher chorona. Os figurinos, cenários, sotaques e sonoridades são inspirados na cultura italiana. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 5573-3774.

SANTANA/TUCURUVI PROMOVERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ALBERGUES
Data: 26 de abril
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

A sede da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi (Av. Tucuruvi, 808, Tucuruvi), através da Supervisão de Assistência Social, irá receber no próximo dia 26 de abril, às 9h, uma audiência pública para a instalação de Núcleo de Serviços com Albergue I, na região do Tucuruvi. Edital da audiência prevê que serão criadas 180 vagas para pessoas em situação de rua, sendo 130 para homens só em situação de rua e 30 para mulheres com ou sem filhos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 6987-3844, ramal 193.

ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM ENSINA MONTAR HORTA
Data: 29 de abril
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Até o dia 29 de abril, terá prosseguimento o curso Como fazer uma horta, promovido pela Escola de Jardinagem (Av Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera), da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Voltado para munícipes e funcionários públicos municipais interessados no tema, o curso tem por objetivo demonstrar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças, visando melhor aproveitamento das áreas disponíveis para produção de legumes e verduras de boa qualidade. As aulas vão acontecer às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Mais informações pelo site http://www.prefeitura.sp.gov.br/escoladejardinagem.

GRAFITE GRADATIVO É A NOVA ATRAÇÃO DA PASSAGEM LITERÁRIA
Data: 30 de abril
Subprefeitura da Sé
3397-1202/1204

Até o dia 30 de abril, a Passagem Literária da Consolação (Rua da Consolação cruzamento com Av. Paulista) vai receber gratuitamente a exposição denominada Em obras, onde 30 artistas se revezarão todos os dias deste mês para realizar trabalhos com a técnica de grafite a lápis. Dessa proposta artística inédita vai resultar uma série de imagens complementares que formarão um painel inusitado. Em abril, a dinâmica se inverte, e os artistas voltam ao espaço para apagar gradativamente a pintura, deixando a parede novamente vazia. Trata-se de realização da Associação Via Libris de livreiros, com apoio da Subprefeitura da Sé (Rua Álvares Penteado, 49, Centro). Essa obra poderá ser vista das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.

PARQUE LIONS CLUB TUCURUVI OFERECE OFICINAS GRATUITAS
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

O Parque Lions Club Tucuruvi (Rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Palmas do Tremembé) promove, durante o mês de abril, a oficina de cultivo de orquídeas, contação de histórias com origami, o varal de poesias e a exposição fotográfica: "A Natureza em Detalhes". Todas as atividades são gratuitas. Confira a programação completa.

OBRAS DE CHICO XAVIER NAS BIBLIOTECAS SÉRGIO MILLIET E LOUIS BRAILLE
Secretaria Municipal de Cultura
3397-0000

No mês em que se comemora o centenário de nascimento de Chico Xavier (1910 - 2002), a divisão de bibliotecas do Centro Cultural São Paulo (Av. Vergueiro 1.000, Paraíso) coloca à disposição dos interessados, na área de filosofia e religião da Biblioteca Sérgio Milliet, várias obras de Chico Xavier, célebre divulgador do espiritismo. As obras mais procuradas são: Ação e Reação, Missionários da Luz, Nosso Lar, entre outras. Na Biblioteca Louis Braille, constam livros para deficientes visuais e audiolivros. Lá, é possível o empréstimo, sem ônus, de exemplares da obra de Chico Xavier para leitores de todo Brasil, por meio do cecograma (tarifa grátis do correio).

EXPOSIÇÃO MOSTRA PUBLICAÇÕES QUE SÃO OBRAS DE ARTE
Data: 2 de maio
Secretaria de Cultura
3396-0345

Até o dia 2 de maio, o Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso), em parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo, vai apresentar Folheando: quatro décadas de livros e revistas de artista. A mostra gratuita reúne uma seleção de publicações de artistas espanhóis, produzidas ao longo de mais de quatro décadas. A exposição traz desde peças históricas, como as de Juan Hidalgo e José Luís Castillejo, integrantes do grupo Zaj, até trabalhos mais recentes de nomes como Lara Almarcegui, Miquel Barceló, Dora García, Antoni Muntadas e Javier Peñafiel. São cerca de 200 peças em exibição, além de 46 livros para consulta. A mostra ficará aberta de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

ESCOLAS COM PRÁTICAS AMBIENTAIS EM EVENTO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Data: 12 de maio
Secretaria de Educação
3396-0345

As escolas da Rede de Ensino que desenvolvem Práticas Ambientais importantes já podem enviar seus trabalhos às Diretorias Regionais de Educação para participar da 9ª Conferência Municipal da Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas. O encontro acontecerá no dia 12 de maio com tema Economia Verde frente às Mudanças Climáticas, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda). A conferência prevê dois encontros onde serão discutidos temas voltados para a formação, capacitação e qualificação de mão-de-obra para os chamados empregos verdes. Os trabalhos serão expostos pela Secretaria da Educação, com 13 painéis, um para cada Diretoria Regional. Mais informações pelo e-mail eenogueira@prefeitura.sp.gov.br.

PESSOAS DA TERCEIRA IDADE TERÃO OFICINA LIVRE DE TEATRO EM SANTANA
Data: 12 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Até o dia 12 de maio, será realizada a Oficina Livre de Teatro para a 3ª idade no Clube Escola Santana (Av. Santos Dumont, 1.318, Santana). Assim, pessoas acima de 50 anos de idade poderão participar dessa oficina livre de improvisação teatral. As atividades acontecerão às quartas-feiras, das 10h30 às 12h. O curso é gratuito e não exige experiência prévia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2221-5214.

CONFERÊNCIA PRODUÇÃO MAIS LIMPA VAI DEBATER "ECONOMIA VERDE"
Data: 12 de maio
Secretaria de Relações Internacionais
3113-8514

A 9ª edição da Conferência Municipal de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas será realizada no dia 12 de maio, das 8h às 17h, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), em São Paulo. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Relações Internacionais (Viaduto do Chá, 15, Centro) reunirá especialistas, empresários, representantes do poder público e da iniciativa privada, organizações não-governamentais (ONGs), estudantes, professores, jornalistas e cidadãos interessados em debater sobre temas ligados às mudanças climáticas. Seu objetivo é compartilhar, adquirir conhecimento e propor soluções práticas que podem ser implantadas na capital paulista.

CDC MORADA DO SOL GANHA CAMPO SINTÉTICO
Data: 18 de abril
Subprefeitura de Perus
3396-8600

A Subprefeitura de Perus através da Supervisão de Esporte inaugura no dia 18 de abril, a partir das 7h, o campo sintético do Clube da Comunidade (CDC) Morada do Sol (rua Arthur de Azevedo, 55, Morada do Sol). O evento contará com festival de futebol, shows e brincadeiras. A Coordenadoria de Obras da Subprefeitura efetuou a contratação de projeto e execução de obras de instalação de iluminação, obras de ampliação da quadra poliesportiva e colocação de grama sintética no campo de futebol. O local recebeu 1.147,50 m² de grama artificial.

EXPOSIÇÃO NA GALERIA OLIDO MOSTRA FOTOS INÉDITAS DA FAMÍLIA FERREZ
Data: 23 de maio
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) prossegue exibindo a exposição fotográfica "Família Ferrez: novas revelações", que traz cerca 390 imagens inéditas do Rio de Janeiro e do Brasil, do Senegal e de diversos países europeus, realizadas na primeira metade do século passado. O trabalho é resultado de uma seleção de oito mil negativos que faziam parte do acervo documental da família Ferrez. Com entrada gratuita, exposição poderá ser vista até o dia 23 de maio, de terça a domingo, das 12h às 20h.

CURSO GRATUITO DE ARBITRAGEM É REALIZADO EM 2010
Data: 25 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de formação de árbitros de futebol de campo. Organizado pela Associação Cuebla, em parceria com a Secretaria de Esportes, as aulas acontecerão no Conjunto Desportivo Baby Barioni (rua Dona Germaine Burchard, 451, Barra Funda), às segundas-feiras, das 9h às 11h e das 19h às 21h. Serão disponibilizadas até 100 vagas. Composto por duas fases, o curso terá aulas teóricas até o dia 25 de maio. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 3805-4397, 3805-4398 e 3805-4399.

SÃO PAULO VAI SEDIAR COPA DO MUNDO DE JUDÔ 2010
Data: 29 a 30 de maio
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Nos próximos dias 29 e 30 de maio, São Paulo vai ser a sede da Copa do Mundo de Judô, que será realizada no ginásio do clube Hebraica (Rua Hungria, 1.000, Jardim Paulistano). Esse evento esportivo faz parte do Circuito Mundial, que conta com outras 26 competições. Em 2010, o Brasil será o único país a organizar dois eventos do Circuito Mundial: o Grand Slam, no Rio de Janeiro, e a Copa do Mundo, em São Paulo. Atletas do Japão, França, Coréia, China, Rússia, Holanda, Alemanha, entre outros, já confirmaram presença. São esperadas 50 delegações. O evento conta com apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Al. Iraé, 35, Vila Clementino).

PERUS TERÁ PARTICIPAÇÃO NA GINCANA SÃO PAULO INCRÍVEL 2010
Data: 30 de maio
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

A Subprefeitura de Perus (R. Ylídio Figueiredo, 349, Perus) promoverá a etapa regional da Gincana São Paulo Incrível 2010 no dia 30 de maio, no Parque Anhanguera (Estrada de Perus, 1.000, Perus). Os vencedores dessa primeira etapa irão para a etapa municipal promovida pela Secretaria de Esporte, que ocorrerá no Vale do Anhangabaú. Nessa fase a disputa envolverá competição entre as subprefeituras. Os interessados em participar do evento devem montar uma equipe composta de 5 membros com no mínimo um integrante de sexo oposto aos demais e entrar em contato com a Supervisão de Esporte pelo telefone 3396-8645.

BIBLIOTECA TERÁ CURSO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 13 de julho, a Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) estará apresentando os trabalhos do curso básico de formação para contadores de histórias. As atividades são desenvolvidas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 2295-3447

BIBLIOTECA LENYRA FRACCAROLI TERÁ OFICINA DE QUADRINHOS
Data: 5 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h30, a Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester) vai desenvolver, sempre as quintas-feiras, o projeto Fanzines nas zonas de Sampa. A oficina gratuita será ministrada pelo artista Ezê, dentro do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, escrita e para a leitura. A aula será oferecida para interessados com idade superior a 12 anos. As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na biblioteca.

SUBPREFEITURA REALIZA SEMINÁRIO CONTRA A VIOLÊNCIA
Data: 9 de junho
Subprefeitura de Santana/Tucuruvi
2987-3844

A Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, através de sua Supervisão de Assistência Social e Desenvolvimento, realizará no próximo dia 9 de junho, das 9h às 17h, o seminário "Não à violência". No seminário serão discutidos temas como violência doméstica, violência contra a criança e violência contra o idoso. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelos telefones 6201-1089, 6201-3118 ou pelo e-mail mailto:sasst@prefeitura.sp.gov.br. O evento será realizado no auditório do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), na Avenida Zaki Narchi, 536.

Trânsito

NOVA FAIXA TRANSVERSAL M'BOI MIRIM
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

Visando melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais rapidez e conforto aos usuários, a SPTrans implanta uma faixa reversível na Estrada do M'Boi Mirim. A faixa que começa na Estrada do M'Boi Mirim, após a Rua José de Barros Magaldi e se estende até a Rua Amaro Velho, tem 1,5 km de extensão e funcionará de segunda à sexta-feira, das 6h às 8h. Com a nova faixa reversível, a capacidade de embarque nas paradas João de Abreu e Francisco Xavier, será duplicada, já que os usuários poderão utilizar os dois lados das paradas para embarque nos coletivos em sentido ao centro.

ENTREGA DE PROPOSTAS PARA GARAGENS VERTICAIS
Data: 26 de abril
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que a data limite para a entrega da documentação do Procedimento de Manifestação de Interesse para elaboração do projeto de Zona Azul Vertical (ZAV) para a cidade de São Paulo, será até 26 de abril. A medida se deve à grande procura por parte de empresas e consórcios nacionais e estrangeiros, que solicitaram mais tempo para elaboração dos estudos exigidos, a CET vai prorrogar o prazo por mais 60 dias. O Procedimento de Manifestação de Interesse é um mecanismo pelo qual as empresas interessadas em participar de um determinado projeto propõem um modelo, fornecendo à Administração Pública estudos referentes ao objeto a ser contratado.

ESTRADA DO M'BOI MIRIM TERÁ FAIXA REVERSÍVEL DE TRÂNSITO
Data: 15 de abril
Secretaria de Transportes
3396-6800

Até o próximo dia 15 de abril, a Secretaria dos Transportes (R. Boa Vista, 236, Centro), por meio da São Paulo Transportes, pretende implantar uma faixa reversível de trânsito, das 6h às 8h, de segunda-feira a sexta-feira, com o objetivo de aliviar o acúmulo de tráfego no corredor da Estrada do M'Boi Mirim, proximidades do Terminal Guarapiranga. A faixa irá começar na Estrada do M'Boi Mirim, altura da Rua José de Barros, e se estenderá até a Rua Amaro Velho, compreendendo as paradas João de Abreu e Francisco Xavier. O trecho escolhido para receber a nova faixa tem grande demanda devido ao Terminal Guarapiranga e presença de vias importantes, como as avenidas Guarapiranga e Guido Caloi e a Rua José Bruno Magaldi.

LUIZA BRUNET: A nova Golden Girl

AuDITIONS Brasil 2010

Fotos: Jacques Dequeker
A 5ª edição do maior concurso de design de joias em ouro do mundo terá como tema deste ano “Sincronicidade – Valores Humanos Através dos Tempos”, uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos Luiza Brunet, completando 30 anos de carreira, foi a escolhida para ser a Golden Girl do AuDITIONS Brasil 2010
O maior concurso de design de joias em ouro do mundo – o AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010 - já definiu o cronograma para sua 5ª edição brasileira, que acontece este ano.

Realizado bianualmente na China, Índia, África do Sul e Emirados Árabes, além do Brasil, o concurso terá como tema este ano “Sincronicidade – Valores Humanos Através dos Tempos” – uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos.

A nova embaixadora do concurso, a Golden Girl, será a modelo Luiza Brunet, que representará o ouro e o design brasileiro tanto no Brasil como no exterior pelos próximos dois anos.

Ícone da beleza nacional, uma das maiores top models do país, a matogrossense Luiza Brunet foi escolhida para ser a imagem da 5ª edição do concurso, a nova Golden Girl, cargo que já foi ocupado antes pelas atrizes Priscila Fantin e Janaína Lince e pela modelo Isabela Fiorentino.

Considerada uma das mais belas e carismáticas mulheres do país, Luiza faz, em 2010, 30 anos de uma sólida carreira como modelo, além de ter atuado como atriz em filmes, novelas e minisséries. Luiza também é uma bem sucedida empresária e uma mulher engajada em campanhas públicas como a do combate ao câncer de mama e da amamentação.

Nos próximos dois anos ela viajará por todo o país, participando de desfiles e sessões fotográficas, para divulgar o concurso.

O trabalho de Luiza já começou – entre os dias 13 e 16 de março ela esteve no Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, no Piauí, para fotografar a campanha de lançamento do AuDITIONS Brasil 2010. Fotografada por Jacques Dequeker, com make-up de Max Weber e styling de Felipe Veloso, a top model usou joias criadas para as coleções anteriores do AuDITIONS. “Sempre admirei as joias deste concurso quando participei dos eventos da AngloGold Ashanti. É uma grande iniciativa e promove a criatividade dos designers brasileiros. Essa campanha no Piauí, diante de um verdadeiro tesouro da humanidade, é realmente um marco em meus 30 anos de carreira!”, diz Luiza.
O Parque Nacional da Serra da Capivara (www.fundham.com.br) é um lugar único, onde foram descobertos os primeiros vestígios de civilização na América Latina e no qual se encontra o mais importante patrimônio préhistórico do Brasil. É um local com vários atrativos, um monumental museu a céu aberto, com belíssimas formações rochosas, com sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais préhistóricos. O local foi escolhido como ponto de partida para a edição deste ano do AuDITIONS Brasil, justamente para suscitar a correlação com o tema, uma reflexão sobre o caminho trilhado pela humanidade e o que se apresenta como futuro para ela.

O Tema do AuDITIONS Brasil 2010:
“SINCRONICIDADE – VALORES HUMANOS ATRAVÉS DOS TEMPOS”
Como em todas as edições, o AuDITIONS Brasil tem sempre um tema sobre o qual os designers devem conceber suas joias. O tema escolhido para 2010 - “Sincronicidade: Valores Humanos através dos tempos” – é uma reflexão sobre quem somos, de onde viemos, para onde vamos e como juntos, podemos decidir o futuro da humanidade.

Uma das mais importantes tendências da sociedade moderna está pautada na busca de novas crenças e valores, no plantar de sementes para colher um novo futuro e vislumbrar saídas, uma tarefa de todos.

Sincronicidade apresenta-se como o conjunto de ações que acontecem no mundo, ao mesmo tempo, a favor do humano e da busca por valores. Todas as ações convergem para a valorização e preservação do humano. Percebe-se mais nitidamente que, para existir, devemos coexistir e dividir o mundo com o outro. Compartilhar, trocar, aproximar, reduzir distâncias e diferenças.

A humanidade está à procura de estabelecer alianças dentro da sua vasta diversidade, combinando valores individuais e coletivos; culturas minoritárias e de massa; virtual e o real, meio ambiente e interesse econômico, diferenças sociais e culturais. Conectividade sem fronteiras, barreiras ou dogmas. Sustentar a si, ser parte do todo, entender que o problema ou a solução é uma questão global. Um movimento de crescente interesse pela condução de melhores práticas ambientais e sociais, valorização do humano e dignidade então se apresenta como uma crença no futuro, apoiada em novas atitudes. A casa é de todos e todos são a casa. Conviver e aprender com as diferenças e diversidades é uma fonte inesgotável de idéias...Misturando ou compartilhando as mais diversas identidades culturais e valores, revelamos que somos partes de uma mesma realidade.

Qual a face da nossa era? Qual a marca de nosso tempo? Quais vestígios deixaremos da nossa existência? Respostas a estas indagações estão nos valores humanos que se perenizam. Matéria, tecnologia, tempo e desenvolvimento passam. Somente os valores permanecem.

Com base neste tema, os participantes deverão inferir em criações conceituais, suas interpretações do coletivo em sobreposição ao individual. Infinitas culturas, tempos e visões interligados pela significação e simultaneidade – sincronicidade – do tudo ao mesmo tempo, agora.


A AngloGold Ashanti e o tema do AuDITIONS Brasil 2010


Em sua última edição, ao evidenciar o valor de respeito ao meio ambiente como reflexão de tema, o AuDITIONS Brasil ampliou os seus objetivos, aceitando o desafio de refletir as boas práticas de sustentabilidade aplicadas na empresa e veiculá-las ao seu público externo. Agora, propõe-se uma abordagem aos princípios e valores da empresa: “tratarmos uns aos outros com dignidade e respeito e valorizarmos a diversidade”.

É assim que a AngloGold Ashanti está cada vez mais empenhada no compromisso de gerar resultados para a empresa e para as pessoas, sejam estas trabalhadores, parceiros de negócios ou comunidades.

Atuando em cada pilar da Sustentabilidade por entender que a sobrevivência e desenvolvimento do próprio negócio estão intimamente ligados à influência positiva que gera em seu entorno, a AngloGold Ashanti se orgulha de ser a primeira mineradora no Brasil a receber a certificação na NBR 16001, a Norma Brasileira de Responsabilidade Social.

O concurso AuDITIONS Brasil 2010 soma-se a todas essas iniciativas, reforçando os valores da empresa, incentivando o rejuvenescimento da joalheria e projetando o Brasil no exterior como um exportador de capacidade técnica, intelectual e criativa.


O AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010


O AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil é dividido em duas categorias – Designer e Revelação. A categoria Designer é destinada a todos os profissionais interessados em participar que se inscreverem no concurso. A categoria Revelação é voltada para estudantes de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) em Design ou áreas afins (Arquitetura, Belas-Artes, Artes Plásticas, Moda, etc.) que, na data da inscrição do concurso, estejam regularmente matriculados em instituições de ensino nacionais reconhecidas por órgãos superiores competentes.

Para se inscrever no concurso, os interessados deverão, entre o dia 07 de abril até o dia 28 de maio, preencher a Ficha de Inscrição AuDITIONS Brasil 2010, disponível no site www.auditionsbrasil.com.br. Caso o interessado não tenha acesso à internet, a ficha poderá ser solicitada pelo telefone (31) 3589-1666 ou ainda pelo e-mail auditionsbrasil@anglogoldashanti.com.br.

O concurso selecionará entre os projetos inscritos 20 peças na categoria Designer e quatro na categoria Revelação, que serão produzidas com ouro fornecido pela empresa. As peças produzidas serão julgadas por profissionais do setor e apresentadas em um grande evento que acontecerá no final do ano, em Belo Horizonte, quando serão divulgados os dois vencedores, um em cada categoria. Os escolhidos ganharão prêmio de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em barra de ouro, para a categoria Designer e R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), em moeda corrente, para a categoria Revelação.


O Cronograma do Concurso


As inscrições para a Edição 2010 do AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil iniciam-se no dia 07 de abril e vão até 28 de maio, quando também deverão ser enviados os projetos. O julgamento e anúncio dos classificados acontecerão entre junho e julho, em datas a serem confirmadas posteriormente pela empresa. Por questões de segurança, a data para entrega do metal não foi divulgada.

O prazo para a produção das joias se inicia no dia 2 de agosto e, no dia 13 de setembro, elas deverão ser entregues. No dia 16 de novembro acontece o evento final, com desfile, lançamento do catálogo e apresentação das peças, quando serão anunciados os nomes dos vencedores nas duas categorias – Designer e Revelação.


A AngloGold Ashanti



A AngloGold Ashanti ocupa lugar de destaque na mineração mundial de ouro. Atualmente, a empresa tem operações nos continentes da África, América do Sul, América do Norte, além da Austrália, totalizando 21 operações em 10 países diferentes. Em 2009, a AngloGold Ashanti produziu 4.6 milhões de onças de ouro. São 63 mil empregados espalhados pelas operações no mundo formando um conjunto diverso em cultura e língua. A empresa tem ações nas bolsas de Nova Iorque, Sidney, Londres, Paris, Gana e Johanesburgo.